quarta-feira, 6 de agosto de 2008

ABIGAIL SAMPAIO

em construção

ABIGAIL SAMPAIO nasceu em Paracuru, sendo filha de Josué de Assis Sampaio e Luisa Sampaio.

Cursou escola Normal de Fortaleza, onde se diplomou e exerceu o magistério primário numa escola em S. Lourenço, Município de S. Gonçalo do Amarante, até que chegou o tempo de aposentar-se.

Lá, num sítio de sua propriedade e de sua família, Abigail, que é inupta, vive há muitos anos segregada do mundo social e literário. Antes, colaborou em jornais e revistas do país, do Uruguai e da Argentina.

Em 1928 publicou, de parceria com sua irmã Maria Sampaio, seu livro de estréia "Átomos e Centelhas", poesia. Veio em seguida "Luar da Pátria", edições da Tipografia Santos, Fortaleza.

1

Lenços brancos acenando

no instante da despedida

adeus nos dizem, roubando

metade da nossa vida.


2
Era um amor tão profundo

Que no dia em que partiste,

Eu chorei, chorou o mundo,

Até o céu ficou triste.

3
Deveras inconveniente

É ser a gente mulher.

Não dizer-se o que se sente,

Fingir que não quando quer.

4
Porque te quero, não sei,

Graúna minha querida,

Se és a negra mais sem lei,

que já encontrei na vida.

5
Quando tu falas comigo,

A tua fala me encanta,

Creio que tens, meu amigo,

Um rouxinol na garganta.



Referências sobre ABIGAIL SAMPAIO

Banho em defunto - Revista Jangada

http://www.jangadabrasil.com.br/novembro51/pa51110a.htm




Nenhum comentário: